85 3231-0245 | vendas@laboratorialce.com.br
Visualizar, MicroscópiosVisualizar, AnatômicosVisualizar, VidrariasVisualizar, FerragensVisualizar, EquipamentosVisualizar, DiversosVisualizar, Reagentes QuímicosVisualizar, PorcelanasVisualizar, TermômetrosVisualizar, Plásticos 
spinner
 

Microscópio Óptico ou Microscópio de Luz

Microscopio-optico
  • Ainda hoje, poucas instituições possuem microscópios eletrônicos, sendo que a maior parte dos alunos tem contato apenas com o microscópio óptico durante a graduação. Caracteristicamente, um microscópio óptico é composto por uma parte mecânica, que serve de suporte e uma parte óptica, formada por três sistemas de lentes: o condensador, a objetiva e a ocular.

  • O condensador projeta um cone de luz sobre as células que serão examinadas no microscópio. Uma vez atravessando as células, este feixe luminoso em forma de cone chega até a lente objetiva. As objetivas possuem diferentes capacidades de aumento e projetarão sempre uma imagem aumentada, no plano focal da ocular que ampliará novamente a imagem.

  • A imagem projetada pelo objetiva e fornecida pelas oculares pode ser percebida pela retina, como se estivesse a 25 cm das lentes oculares, podendo ainda, ser projetada em uma tela. Para saber o tamanho total da ampliação da imagem, basta multiplicar o aumento utilizado na lente objetiva x o aumento proporcionado pelas oculares. Por exemplo: se foi utilizada a objetiva no aumento 40 e a ocular proporciona um aumento de 10, então esta imagem foi ampliada 400 vezes.

  • Existem microscópios com diferentes poderes de resolução, que representam a capacidade que um sistema óptico possui de separar detalhes. Na prática, o poder de resolução é expresso pelo limite de resolução (Junqueira & Carneiro, 2005), que representa a menor distância possível que deve ser observada entre dois pontos para que estes possam ser individualizados.

  • Tomemos como exemplo o seguinte caso: duas partículas distantes entre si 3 µm, somente aparecerão individualizadas quando examinadas em um sistema óptico que apresentar limite resolutivo de 0,2 µm. Porém quando o limite resolutivo for de 0,5 µm, aparecerão como uma única partícula.

  • Dessa forma, o que determina o quão rica em detalhes é uma imagem fornecida pelo sistema óptico é o limite de resolução, e não a sua capacidade de aumentar o tamanho dos objetos.

  • Como podemos ver, o microscópio eletrônico possui maior limite de resolução, indicando que é capaz de revelar uma maior riqueza de detalhes, quando comparado com o microscópio óptico ou de luz.
  • Fonte: portaleducacao